
Espaço Saúde Integrativa




Moxabustão


A moxabustão é uma técnica de tratamento usada pela MTC, e uma forma de aplicação da acupuntura. Consiste na queima da erva medicinal chamada Artemísia vulgaris ou sinensis, que produz um aquecimento com efeitos terapêuticos.
Na cultura chinesa, o ideograma que designa a acupuntura é 針灸 (zhēnjiǔ), isto é, agulha e moxa. Isto demostra que a prática das duas coisas é inseparável para os chineses. A moxa segue os princípios das teorias de base da MTC, fortalece a energia, trabalhando os meridianos e pontos de acupuntura. Apesar de muito utilizada no Oriente, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios dessa erva no ocidente!
De acordo com a Medicina Chinesa, o frio, vento e umidade podem causar doenças e o uso da Moxabustão assim como da acupuntura, são benéficos nestes casos. A moxa é aplicada sobre os pontos de acupuntura, podendo ser em formato de bastão, em caixas, em lã e de forma indireta e direta. Ela fortalecer a circulação do Qi (energia), elimina os fatores patogênicos e regula o Yang corporal.
Entre os benefícios da moxabustão, destacam-se os seguintes:
-
Previne doenças relacionadas ao frio
-
Promove a circulação de energia e sangue.
-
Aquece os meridianos ou canais de energia.
-
Elimina o frio e aquece o sangue.
-
Acalma a dor, graças às suas propriedades analgésicas.
-
Excelente para o tratamento de resfriados, bronquite, pneumonia, congestão nasal, sinusite,etc.
Cone Chinês ou Cone Hindú
A Terapia do Cone Chinês é uma técnica milenar de medicina natural não invasiva.
O calor gerado pelo cone, que queima como uma vela, acrescido de uma suave pressão negativa gerada da queima agirá como um bactericida para os ouvidos e as vias respiratórias, estimulando a limpeza do ouvido, limpa o excesso de mucosas.
Os benefícios mais conhecidos do Cone Chinês são os benefícios físicos. Combate ao excesso de cera nos ouvidos, rinite, sinusite, labirintite, congestão nasal, irritação e inchaço nas adenóides, pigarro, tosse, ressonar (ronco), dor de garganta, asma, pressão nos ouvidos, zumbidos. Também umidade e cerosidade, tensões na ATM (bruxismo), desintoxicação, alívio das dores e tensões na cabeça. A sensação de alívio e relaxamento após a aplicação do Cone Chinês é notória.
Os benefícios menos conhecidos são os energéticos, que atuam diretamente no mental e emocional. Alívio dos pensamentos excessivos/repetitivos, stress mental e stress no geral, auxílio a recuperação de sono saudável e profundo, equilibra a Fleuma (o “pântano do corpo” para o chinês: mucosas), ativa a energia Yang, energia da ação, de realizar, sair da mente excessiva e vir para o mundo.
Principais Indicações
-
Perda de audição por bloqueio de secreções
-
Sinusite aguda ou crônica
-
Otalgias
-
Excesso de mucosidade (ouvido, nariz e garganta)
-
Excesso de cerúmen
-
Zumbidos e Vertigem
-
Síndrome de Meniére (labirintite)
-
Vertigem relacionada a problemas no ouvido interno
-
Dor de Cabeça e enxaquecas
-
Dores no corpo e articulares
-
Estados gripais
-
Ansiedade e stress
-
Tensão nervosa

