
Espaço Saúde Integrativa


Pontos Gatilho



Pontos Gatilho
A irrigação sanguínea insuficiente e prolongada das células de determinada região muscular, e a consequente escassez de oxigenação, tornando-as irritadas. Isso afeta a inervação local produzindo áreas de super sensibilidade conhecidas como PONTOS GATILHO MIOFASCIAIS.
Pontos de tensão surgem ao redor dessa região. O cálcio entra nas células do músculo e elas não tem energia para expulsá-lo, criando assim, um círculo vicioso. As céluas do músculo não conseguem se distender e o músculo afetado não relaxa. Uma banda retesada se forma no músculo, que pode ser detectada pela pressão dos dedos.
Geralmente a dor ocasionada pelo Ponto gatilho pode não ser localizada de forma certeira. Muitas vezes a pessoa tem consciência de um ponto sensível quando pressionado, podendo causar dor que irradia para outras áreas.
Alguns Fatores Causadores de Pontos Gatilho:
-
Deficiência Nutricional como: Vitamina C, Vitaminas do complexo B e Ferro.
-
Desequilíbrios hormonais da tireóide e desequilíbrios hormonais femininos próprios da menopausa e da síndrome pré- menstrual.
-
Persistentes infecções menores ( fungos, bactérias ou vírus)
-
Intolerâncias alimentares - especialmente ao Glúten e derivados do leite.
-
Escassez de oxigenação das células e tecidos - agravada por tensão, estresse, inatividade e respiração insuficiente.
-
Possíveis tratamentos
Podem ser desativados com ACUPUNTURA. injeções de anestesia local, manipulação local, MASSAGEM junto com alongamento e aplicação de gelo.
Exercícios moderados também podem trazer benefícios e bons resultados.
Os efeitos se tornarão positivos e visíveis assim que os pontos gatilho forem sendo removidos.